Localizada na fronteira entre o México e os Estados Unidos, Ciudad Juárez é uma cidade caracterizada pela multiculturalidade, um território marcado por sua condição limítrofe o qual conforma um lugar de raízes híbridas, de um povo resiliente que ao longo das décadas contribuiu para a construção de uma identidade local específica ou “cultura fronteiriça.”
Além de ser considerada um sinônimo de diversidade e convivência, a multiculturalidade é um dos fatores fundamentais na definição da identidade cultural de toda uma região. Da mesma forma, fatores climáticos e naturais não respeitam determinações geopolíticas, muito pelo contrário, eles são os principais elementos que aproximam e fortalecem os laços entre diferentes povos e culturas. Neste caso específico, a cultura do deserto.
O deserto na fronteira entre os dois países é um território abrangente que ocupa enormes áreas dos estados de Chihuahua e Sonora no México, e do Texas, Novo México e Arizona nos Estados Unidos. Seu ecossistema específico tem influenciado diretamente a cultura, a identidade e a narrativa dos espaços urbanos construídos nestes cinco estados. Com isso em mente, o Nómada Laboratorio Urbano realizou uma intervenção bem humorada que procura transgredir as fronteiras impostas pelo homem. Mirantes lúdicos desenhados para aproximar pessoas, promovendo o diálogo entre diferentes culturas e principalmente, para revelar as semelhanças entre estes dois territórios.
O cacto é um dos principais elementos dentro do imaginário desértico, especificamente o saguaro, chamado de ‘gigante do deserto’. Procuramos criar uma intervenção que estivesse enraizada na figura/identidade deste lugar e que servisse para romper com a normalidade da presença deste fronteira tão agressiva. Pensamos em uma estrutura que funcionasse tanto como um ícone quanto como um mobiliário urbano.
- Nómada Laboratorio Urbano
A instalação 'Mirante Cacto' foi concebido para servir a distintas atividades do Centro Histórico de Ciudad Juárez como festivais e eventos culturais. Pensando nisso, ele foi utilizado primeiramente como um indutor do uso do espaço público durante a projeção do documentário “Guardião da Memória” realizado em frente ao muro que separa Ciudad Juárez de El Paso.
Para mais informações sobre o Nómada Laboratorio Urbano visite a página oficial.